top of page

Bobbie Goods, Labubu, bebês reborn e hobby feminino

  • Foto do escritor: cassianimotta
    cassianimotta
  • 12 de jun. de 2025
  • 2 min de leitura

É perceptível o desprezo contra os hobbies considerados femininos, tudo que gostamos é considerado modinha e superficial, ignorando toda uma construção relacionada aos nossos momentos de lazer. 


À mulher, não é permitido divertir-se, as risadas devem ser contidas, os momentos de prazer devem estar diretamente ligados aos momentos familiares com esposo e filhos. A mulher precisa ser séria para ser levada a sério. Coleções? Não, isso é infantil, e aqui isso se torna um adjetivo carregado de negatividade, afinal, a infância e a feminilidade são, supostamente, inferiores.


Ora, mas se a mulher não segue um padrão imaginário daquilo que é feminino, também pode ser um problema. Afinal, o que querem de nós? 

Controle.


Como ousam gostar de colorir ursinhos fofinhos? Como ousam gostar de colecionar monstrinhos de pelúcia? Ou ainda, colecionar bonecas? Brincar? Como as mulheres se atrevem a terem momentos somente para si?


Bobbie Goods, Labubu e bebês reborn não são invenções de 2025. 2021, 2015 e 1990, respectivamente, foram os anos de criação ou popularização destes elementos. 


Livros de colorir que eu costumava comprar por R$1,00 na infância, depois aquelas mandalas de colorterapia ou algo assim, coisa boa, colorir, relaxar, experimentar texturas e cores, uma excelente atividade com diversas possibilidades. 


Labubu, o bonequinho colecionável, foi criado por um artista, assim como muitos outros bonecos colecionáveis, action figures e pelúcias. Mas por algum motivo, já li horrores sobre o personagem, insinuando que quem coleciona esse tipo de coisa é estúpido.


Ah, e claro, as bebês reborn… Eu xingo mentalmente toda vez que leio ou ouço tanta ignorância sobre as bonecas hiper-realistas. Não, não tem ninguém levando bonecas no hospital ou coisas do tipo, são só bonecas. Eu mesma coleciono Barbie, já levei as bonecas para tirar fotos como se elas estivessem fazendo alguma coisa na rua, simplesmente porque é bonito, assim como tantos outros colecionadores das mais diversas coisas. As bonecas chamadas reborn são um tipo de arte única, muito bem trabalhada, há anos que eu lembro de artesãs da cidade onde eu nasci fazendo algumas conforme as fotos que as pessoas solicitavam. 


Eu faço tanta coisa que outras pessoas consideram bizarra: me visto de personagens fictícios, coleciono action figures, Barbie, além do meus outros inúmeros hobbies. Seria hipocrisia eu olhar para outras pessoas e apontar como sendo ridículas por gostarem do que quer que seja. 


Sendo mulher, eu sei o peso que há em assumir qualquer coisa que gosto, tudo é motivo para ser julgada. Preciso me vestir de certa forma, falar de tal forma, andar e viver conforme precisam. Não há respeito se eu me divertir, enquanto um homem sério ainda pode ir a um campo de futebol, gritar, chorar e ainda ser considerado um homem adulto e responsável.


Deixem, deixem as mulheres rirem, se divertirem. E, mulheres que não gostam, evitem ser as pessoas crueis que colocam umas e outras para baixo.


 
 
 

Comentários


bottom of page