top of page

O que é cosplay? A origem

  • Foto do escritor: cassianimotta
    cassianimotta
  • 20 de mai. de 2025
  • 3 min de leitura

Já viu princesas, super-heróis, monstros e alienígenas andando pelas ruas? Provavelmente eram só pessoas indo para um evento próximo. E não, isso não é coisa "dessa geração". Conheça, neste post, um pouco sobre a origem do cosplay.

Cosplayer de She-ra
Eu mesma como She-ra - Foto por PhotoRobs

Cosplay é uma arte performática em que a pessoa se veste e age como um personagem de qualquer mídia. Diferente dos sósias e covers, o cosplayer não precisa se parecer fisicamente com quem ele representa e, muitas vezes, certas liberdades criativas são tomadas a fim de tornar a sua representação mais interessante. A própria origem da palavra reforça as muitas possibilidades, costume play é realmente brincar de se fantasiar usando tudo ao alcance para criar algo único. Maquiagem, peruca, lentes de contato, acessórios e armaduras, se vê de tudo.


O que surgiu como um hobby, hoje também é um trabalho para muitas pessoas. Cosplayers que competem internacionalmente por prêmios consideráveis e reconhecimento, além de aparições em eventos para promoção de filmes, jogos e quadrinhos, por exemplo.


Origem

Fantasia de Mr. Skygack
1912: uma mulher anônima ganhou um prêmio pela sua fantasia acurada de Mr. Skygack

Fantasias e máscaras fazem parte da história da humanidade, desde os antigos babilônios até os diferentes tipos de carnaval da atualidade. Júlio Verne, o grande escritor de A Volta ao Mundo em 80 Dias, promovia bailes para mascarados em seus salões. Em 1891, no Royal Albert Hall em Londres, aconteceu o Vril-Ya Bazaar and Fete, uma convenção para fãs de ficção científica. Poucos anos depois, no início dos anos 1910, pessoas nos Estados Unidos começaram a usar sua criatividade para irem além das fantasias comuns nestes bailes, personagens literários da sci-fi foram os primeiros a serem inspiração para estas criações.


Foi em 1939 que foi registrado o que consideramos ser o primeiro cosplay, quando  Forrest J. Ackerman e Myrtle R. Douglas compareceram à 1° Convenção Mundial de Ficção Científica - Worldcon, em Nova York. A dupla estava vestida com o que chamaram de traje futurista, com capas e calções. O figurino criado por Myrtle era baseado na revista pulp de Frank R. Paul e no filme Things to Come (1936). Ainda comentaram que gostariam de ver muitas pessoas fantasiadas, como eles.

Forrest J. Ackerman e Myrtle R. Douglas
Forrest J. Ackerman e Myrtle R. Douglas

A partir deste evento, pessoas vestidas como seus personagens favoritos tornaram-se uma visão comum nas Worldcon anuais e esta prática alcançou também os fãs de quadrinhos e da literatura fantástica. 


Nos anos 1970 e 80 essa prática se consolidou no Japão através de Nobuyuki Takahashi. Após visitar um Worldcon e se encantar ao ver pessoas vestidas como personagens de quadrinhos, filmes e animes, ele começou a divulgar o cosplay no seu país natal, cunhando o novo termo como conhecemos hoje. Assim, Takahashi acreditava que era possível definir de forma mais próxima o que os cosplayers fazem, mesmo que seja uma fantasia, o cosplay estava além disso. Os eventos japoneses já contavam com pessoas fantasiadas, a Comiket, de 1975 é reconhecida como um marco para a construção desta prática. A partir de então, a dedicação dos japoneses em seus cosplays tornou-se reconhecida mundialmente, influenciando todo um nicho cultural e econômico que se espalhou pelo mundo.


Brasil

Nas terras brasileiras, o cosplay chegou na década de 90, bem próximo aos lançamentos de animes que marcaram época como Cavaleiros do Zodíaco, YuYu Hakusho e Sailor Moon. 


A Abrademi, Associação Brasileira de Desenhistas de Mangá e Ilustrações, em 1993 promoveu um evento com alguns associados vestidos como Black Kamen Rider e Red Mask, mas estes eram figurinos originais das séries. Mesmo assim, encantaram e inspiraram seu público. Em 1996, a Associação comemorou seu 12° aniversário e é o primeiro registro de cosplay que temos por aqui. Isso aconteceu através da colaboração com a escola de samba Vai-Vai que, ao ser procurada, compartilhou detalhes sobre a confecção de fantasias. Assim, Cristiane Sato confeccionou o seu cosplay de Mu de Áries e é reconhecida como a primeira cosplayer do Brasil. O sucesso foi tão grande que a Abrademi anunciou a primeira convenção de anime e mangá da América do Sul. A MangáCon aconteceu até o ano 2000 e promoveu o primeiro concurso de cosplay do país. Mais tarde, Diego Fernando Ferreira seria outro nome marcado como primeiro cosplay, já que, enquanto criança, vestiu-se de Saint Seiya em 1955, com uma fantasia toda confeccionada pela sua mãe.

Para ver fotos destes eventos, siga o link para o site da Abrademi clicando aqui.


Mas hoje, em 2025, como funciona o cosplay? Quem são os cosplayers?


Neste post, compartilhei um pouco da história do cosplay e, para falar do cenário de hoje, chamei quatro cosplayers incríveis que estarão no próximo post deste blog!


Gostou do post? Outra pessoa também pode gostar. Compartilhe!




Comentários


bottom of page